Quer acabar com um problemão? Mate-o enquanto é um probleminha!

É muito comum, quando as pessoas falam de seus problemas, começarem pelos enormes, os mais difíceis de resolver e os que envolvem a maior quantidade de complicações possíveis.
Parece, inclusive, que há uma relação de amor (meio masoquista, é verdade) com os problemas. Quanto maior, mais “cabeludo”, mais impossível de ser resolvido, melhor!
Grandes problemas são realmente difíceis de resolver. Normalmente envolvem muito tempo, energia, recursos e escolhas complicadas; mas, há uma maneira muito eficiente de se livrar deles: matando-os enquanto são pequenos!
Sim! Um problemão, na grande maioria das vezes começa com um ou mais probleminhas. A desgraça é que esse bicho cresce (e como!).
Como um probleminha vira um problemão? Algumas razões são:
ERRO DE IDENTIFICAÇÃO: Achamos que o probleminha não é um problema. Identificamos ele como algo comum, “as coisas são assim mesmo”; “isso sempre foi assim”. O problema é esperto, se camufla como um camaleão. Avalie com muito cuidado se o que está acontecendo é normal ou se é um problema que começa a tomar forma.
ERRO DE PRIORIZAÇÃO: Quando damos prioridades apenas a grandes e complexos problemas, muito facilmente passamos a vida “correndo atrás do rabo”. Problemas grandes precisam ser resolvidos; mas, se abrirmos espaço na  agenda para atacar os probleminhas, teremos menos problemões!
SÍNDROME DO FAZ TUDO: Todas as coisas que poderem ser amontoadas sobre você, você pega! Está atolado no serviço, mas alguém te pede algo? “Xá comigo!” Falta de delegação, de dizer não e o medo que as pessoas não gostem de você podem contribuir para que você acumule seus problemas o os dos outros.
PROCRASTINAÇÃO: O alimento preferido dos problemas! “Depois eu resolvo”, “na hora que eu estiver animado eu faço”, “isso pode esperar” são frases comuns aos que criam problemas robustos com a má gestão do tempo, adiamento das decisões e a dispersão com coisas menos importantes.
PERFECCIONISMO: Pegamos uma coisa para fazer e ela tem que sair perfeita! Nos mínimos detalhes! Fazemos,
refazemos, deletamos tudo, fazemos de novo… enquanto isso, o tempo passa e outras coisas ficam sem fazer. Pior ainda quando o perfeito fica só na mente, passamos eras encerando a idis na cabeça. E os problemas estão lá, crescendo. O feito é melhor que o perfeito!

MATANDO SEU PROBLEMA, ENQUANTO ELE AINDA É PEQUENO:

PLANEJAMENTO é o “flit” matador de problemas! Com um bom planejamento você identifica de maneira correta seu probleminha, prioriza as tarefas para a a eliminação, executa a estratégia, avalia os resultado e ainda previne a aparição de outros da mesma espécie.

O Coaching é um excelente instrumento para te ajudar nisso!

Os problemas podem acabar com você! Acabe com eles antes!

0 Comentários

Enviar Comentário

Histórico

Últimas postágens