Endomarketing: Uma urgência para as organizações Religiosas

A administração
eclesiástica mesmo em tempos de avanço do conhecimento como os que temos atravessado
para muitas instituições ainda é algo totalmente encarado de forma míope, acredita-se
que as coisas se acertem por meio da espiritualidade e pouco se organiza,
embora verdadeiramente seja necessário evitar que se enxergue as coisas apenas
com espiritualidade, também não se pode atribuir a administração somente a
meios específicos de teorias e ciência, procura-se urgentemente o equilíbrio.



A  busca por eficiência  Ã© percebida em todos os setores das igrejas
mas como alcança-la? Embora se disponha de mais recursos que em outras épocas,
é questionável  o teor da mensagem que se
prega, a identidade embutida  em seus
membros, a capacidade de fazer discípulos, a formação de sucessores.  Algo que pode ser observado é a dependência da
organização em relação aos seus recursos humanos, pessoas sempre serão o
recurso mais importante para que uma organização obtenha sucesso em seus
intentos, uma instituição que não valoriza as pessoas está fadada ao fracasso.



O endomarketing
quando falamos de administração é um marketing 
em que a organização volta os seus esforços para o público interno,
quando aplicado corretamente  Ã©
ferramenta poderosa para diminuição da rotatividade, motivação dos
funcionários, um agradável clima organizacional. Será que esse é um tema tão
inútil que não possa ser aderido nas pautas da administração religiosa? Paulo
exorta aos que receberam a incumbência de administrar que o façam com cuidado
(Rm 12), pensando assim cada detalhe precisa ser observado para que se alcance
resultados plausíveis.



A
igreja na verdade não é apenas uma organização, na verdade igreja são as
pessoas e não o contrário, a organização existe para servir ao corpo de cristo,
o que precisa ser entendido hoje é que nunca se ocupará o espaço desejado, o
crescimento ou qualquer outra coisa se o foco da administração não for as
pessoas, precisa de pastores para apascentar as almas, não de funcionários de
uma organização eclesiástica, precisa-se de líderes capazes de motivar, as
pessoas são mais importantes do que o dinheiro ou até mesmo do que a estrutura,
é necessário olhar para dentro em busca de mais do que receitas financeiras e
salários, o próprio cristo em seu caráter nunca deixou de dar atenção as
pessoas, tinha tempo para o rico e o pobre, o limpo e o imundo, o justo e o pecador,
cabe a nós seguirmos suas pegadas para não perder os seus valores nem alvos de
vista.

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